Antes que o ambiente gastronômico possa atender seus clientes e convidados, antes mesmo que ambientes gastronômicos possam atender as normas e exigências da classe e serviço ao público. Ele deve ter organização, e não é aquela organização desorganizada que apenas o dono entenda onde está tudo.
Um local adequado para que talheres possam ser dispersados de forma higiênica e inteligente se faz necessário. Escorredor de pratos se torna aqui uma opção inteligente e eficaz para tal demanda.
O escorredor de pratos deve ter sido criado por algum gênio incompreendido de algum século a ser descoberto. O escorredor de pratos como simples artefatos que economiza tempo e espaço de quem utiliza tal recurso.
Uma cozinha que busque uma melhor maneira de acomodar pratos e copos além de eficaz é também inteligente. Permitir aos objetos um ambiente mais arejado e por tanto mais uniforme, permite ao mesmo que tenha menos contato com bactérias que possam se aglomerar em ambientes úmidos. Claramente partindo do princípio de que o escorredor de pratos seja higienizado adequadamente.
Contudo, talvez aquele mesmo gênio do século passado que desenvolveu o escorredor de pratos não imaginasse as diferentes interfaces que se pudessem criar. O escorredor de pratos quase ganha o status de peça indispensável em um ambiente gastronômico.
Higienização do escorredor de copo
Mesmo que o escorredor de pratos seja fonte de organização e um modo interessante na secagem de talheres e pratos. O mesmo necessita de uma limpeza adequada, visto que o escorredor de pratos é neste momento um item que cabe alguns cuidados.
Todo mundo conhece uma receitinha infalível para se ver livre do mofo, do acúmulo de água em algumas partes do escorredor de pratos. Contudo, sua limpeza é bem mais simples do que parece e assim torna a vida de quem o utiliza mais fácil e dinâmica.
Por se tratar de um material metálico, basta que uma esponja macia e com detergente ou sabonete neutro seja utilizada. Com movimentos leves e que não friccione o escorredor de pratos, já que o escorredor de pratos não carece de uma limpeza mais pesada.
Também o escorredor de pratos está propenso a restos alimentares que possam ficam presos a suas grades. Contudo, ao utilizar essa diquinha bem simples e básica de limpeza o escorredor de pratos terá uma vida útil maior. Após a lavagem o escorredor de pratos deve ser tratado com um pano limpo e seco, por se tratar de um produto metálico o escorredor de pratos precisa deste tratamento para que as gotículas de água que possam estar no escorredor de pratos não o deixem com o aspecto manchado.
A evolução do escorredores de pratos
Todo item de qualquer ambiente sociável passa por uma evolução. Seja esta mudança em seu material original, seja em seu design. Apenas há uma máxima de que todas essas evoluções são para que o escorredor de pratos seja acima de tudo um item adequado para várias situações.
O escorredor de pratos não escapa de mudanças necessárias. Desde a matéria original, o tal gênio lá do século passado não tinha em mente de que o escorredor de pratos anos à frente pudesse se adequar a tantas funções e ambientes. A partir do momento que o homo sapiens toma ciência de que o escorredor de pratos pode ir além das portas de uma cozinha, o céu é o limite.
Assim como a evolução e melhoramento da matéria prima utilizada, o escorredor de pratos também ganha novos formatos, novos ares e novas disposições. A algum tempo atrás, ousar pensar em um escorredor de pratos de dois andares talvez não fosse tão fácil assim. Afinal, escorredor de pratos é escorredor de pratos e serve apenas para que copos e pratos possam escorrer o excesso de água contida em suas particularidades. Errado.
Hoje o escorredor de pratos atravessa os limites de uma cozinha, seja ela um ambiente familiar ou uma grande cozinha de um restaurante famoso. O mesmo escorredor de pratos ganha a fronteira do óbvio e se faz presente até mesmo em áreas gourmet, ganhando o status de ousado e arriscado.
Um escorredor de pratos se torna um item ainda mais arrojado ao ganhar a notoriedade suficiente para se tornar item de decoração. Exatamente, o escorredor de pratos consegue com o design rico um patamar criativo quando exposto ao gênio do século passado correto.
Apesar de em muitos casos ainda ser tratado como um item de cozinha, o escorredor de pratos por se portar de forma lisonjeira com um material muitas vezes resistente e até mesmo a mentes brilhantes o suficiente para não mostrá-lo seu lugar. Transforma o escorredor de pratos em um item perfeitamente hostil. Hostil o suficiente para ser o que ele precisar ser.
Provocar uma sensação de estranheza pode ser uma situação interessante ao dispersar o escorredor de pratos em certos ambientes. Instigar um primeiro olhar quase preconceituoso o bastante para não o achar uma peça suficientemente digna de onde está. Pensar que o escorredor de pratos quando usado de forma sábia pode trazer a qualquer ambiente a assinatura de qualquer artista esperto o bastante para sacar suas particularidades.
Mesmo que o escorredor de pratos ainda sim de forma grosseira seja intimidado como um item de cozinha, incita um desafio ainda maior, provocar o transeunte o suficiente para que ele não se acomode e transforme o escorredor de pratos em uma peça além dos pensamentos pulsantes de algum gênio do algum século qualquer.