Existem poucas coisas mais desagradáveis em uma cozinha do que frituras super encharcadas de óleo. Você prepara o alimento, com todo o carinho e cuidado possível, e logo na última etapa a experiência é “estragada” por um detalhe tão simples. Mas, quem disse que precisa ser assim? Existem diversas maneiras de se conseguir uma fritura excelente, beirando a perfeição, usando apenas algumas técnicas e sabendo como usar o escorredor de frituras.
Técnicas de controle de temperatura do óleo são extremamente importantes, mas se combinadas a uma boa fritadeira de arame e principalmente e técnicas de como usar o escorredor de frituras, seus alimentos fritos em óleo nunca mais serão os mesmos. Essa simples combinação será responsável por uma fritura mais seca, crocante e saborosa, além de ser infinitamente mais saudável devido à menor concentração de óleo presente nos alimentos.
Na Aramefer você encontra os melhores utensílios aramados da região, perfeitos para complementar sua cozinha e deixá-la ainda mais equipada para todo tipo de culinária. Para frituras, fabricamos modelos de escorredor de frituras ideais para diversos tipos de alimentos, com vários tamanhos e funcionalidades. Sabendo como usar o escorredor de frituras, você será capaz de deixar salgados, pastéis, stakes, carnes e batatas muito mais saudáveis e menos gordurosos. Vem comigo que te explico como usar o escorredor de frituras!
Escorredores de Fritura da Aramefer
A Aramefer Aramados produz uma gigantesca linha de utensílios e equipamentos feitos de arame para cozinha. Fabricamos suportes, fritadeiras, grelhas, espetos, escorredores de gordura, assadeiras e muitos outros itens mais que essenciais em qualquer cozinha.
Contando sempre com uma ótima equipe de colaboradores, bem treinados e direcionados, nossa fábrica vem se tornando referência em itens feitos de arame e nossos produtos já são parte de atacados e varejos em todo canto do Brasil.
Nosso escorredor de frituras é confeccionado com matéria prima de qualidade primorosa, arames firmes e robustos com uma camada incrível de cromagem. Sabendo como usar o escorredor de frituras, ele será um item mais seguro de se usar no dia-a-dia, diminuindo riscos de queimaduras e, além disso, o revestimento de cromo torna os utensílios mais resistentes à ferrugem e ao desgaste em geral, sendo uma ótima opção para quem quer um utensílios mais duradouros.
Ideal para bares, restaurantes, lanchonetes e até mesmo cozinhas residenciais, o escorredor aramado da Aramefer, ao saber como usar o escorredor de frituras, é perfeito para deixar suas frituras mais crocantes e com um sabor incrível. Além disso, alguns dos nossos escorredores de frituras são comercializados com uma assadeira capaz de reter o óleo, proveniente das frituras, ao saber como usar o escorredor de frituras, será mais fácil a reutilização do óleo ou gordura, para outras frituras ou até mesmo para a produção de outros subprodutos, como por exemplo o sabão para lavar louças.
Nossos modelos de escorredor de frituras:
- Escorredor de Frituras Simples com Assadeira: conta com dois tamanhos diferentes, P e G, como usar este escorredor de frituras é simples, sendo ideal para pastéis, churros, frangos fritos e podendo ser usados também para assar carnes como pernil e chester. Esse modelo tem arames com formato em grade, com vãos ligeiramente abertos.
- Escorredor de Frituras com Assadeira: também possuindo dois tamanhos, este escorredor de frituras possui vãos em formato de moeda, como usar este escorredor de frituras é simples, são ideais para qualquer tipo de fritura, das menores como batata palito e chips até as maiores como frangos e pastéis.
- Escorredor de Frituras Circular: é redondo e possui duas alças de arame firmes. Esse escorredor de frituras não tem a assadeira inclusa mas, em compensação, tem uma área útil bem interessante e vai deixar seus alimentos saudáveis e sequinhos como nunca.
Como Usar o Escorredor de Frituras
Bem, como usar o escorredor de frituras, depende muito de qual modelo você possui, mas independentemente de qual seja não tem muito segredo. Após retirar o alimento frito da imersão em óleo quente você vai simplesmente colocar em cima do escorredor de frituras. Se seu modelo de escorredor de frituras já possuir uma bandeja, ou no caso do escorredor adquirido na Aramefer, uma assadeira inclusa, você pode usá-la como recipiente para acumular o óleo. Caso contrário, coloque o escorredor de frituras sobre um recipiente e aguarde o tempo necessário para que o excesso de óleo pingue do alimento.
Caso decida, por alguma razão, não reutilizar o óleo que sairá do alimento, você pode optar por colocar folhas de papel toalha na bandeja embaixo do escorredor de frituras, para facilitar a limpeza após seu uso.
Vale dizer que existem algumas outras boas práticas a se atentar em como usar o escorredor de frituras da maneira adequada. Se quer obter um alimento delicioso, seco e mais crocante e saudável sempre atente-se ao preparo correto dos mesmos e à quantidade colocada na hora da fritura. Além disso, a temperatura ideal do óleo é importante, algo por volta de 180°C é mais que perfeito para a maior parte das frituras por imersão.
O que fazer com o óleo do escorredor de frituras
O óleo de soja é o mais usado nas cozinhas do Brasil, principalmente nas frituras, por causa do seu menor preço em comparação a outros óleos vegetais. Mas, mesmo sendo o mais barato deles, o óleo de soja está com um preço “salgado” atualmente. Por isso decidi dar algumas dicas para quem deseja aprender a reutilizar o óleo usado, que ainda esteja viável, para outras frituras. É um processo super tranquilo que consiste basicamente na separação e filtragem do óleo, funciona da seguinte forma:
- Após fritar o alimento e retirar ele da panela, tire os pedaços maiores de comida restantes no óleo usando uma escumadeira;
- Depois, aguarde até que o óleo esteja numa temperatura segura entre 65°C e 75°C. Você pode, se quiser, coar o óleo em temperatura ambiente, mas ele irá fluir com mais facilidade na faixa citada acima;
- Posicione o coador escolhido sob o pote que você vai guardar o óleo para futura reutilização. Você pode usar um coador de café, uma gaze ou até mesmo improvisar com uma palha de aço. O intuito aqui é não deixar que nenhuma sujeira passe de um lado para o outro do coador.
O tempo em que o óleo filtrado pode ser guardado depende de vários fatores, como a temperatura usada para fritar os alimentos. Mas, em geral, tente usá-lo o quanto antes para que não haja problema pois, quando em contato com o oxigênio, o óleo reutilizado pode começar a estragar. Além disso, fique atento à cor dele após coado, se ele estiver muito escuro não reutilize.